Os aposentados e pensionistas do Plano BP/VALEMAIS enfrentam mais um capítulo de desrespeito e descaso por parte da Valia. Apesar da liberação do pagamento do superávit pela Vale, a diretoria da entidade previdenciaria tem imposto obstáculos inaceitáveis, dificultando a distribuição dos valores devidos.
Essa postura revela a insensibilidade da Valia com aqueles que dedicaram décadas de suas vidas à empresa.
A pressão das entidades representativas, com atuação dos Conselheiros José Ailton Lima e Janete de Sá (Aposvale), Hector Scarpati (Sindfer ES/MG) e Júlio Menezes (STEFEM), garantiu a inclusão da pauta no Conselho Deliberativo da Valia- BP/ VALEMAIS.
Com o resultado, houve um avanço significativo: além dos participantes do BP/VALEMAIS vitalício, os beneficiários que recebem por percentual, optaram pelo período definido e que ainda possuem saldo também serão contemplados.
Porém, mesmo diante dessa conquista, a Valia insiste em postergar o pagamento, apresentando um cronograma de tramitação burocrático e inaceitável. A APOSVALE repudia essa postura conservadora e exige que toda a tramitação ocorra na Mesa de Conciliação da PREVIC, garantindo mais transparência e celeridade. A Valia já deveria ter apresentado uma proposta desde janeiro, mas segue protelando um direito legítimo dos aposentados e pensionistas.
Essa prática não é nova. A Valia tem um histórico vergonhoso de empurrar soluções com a barriga, demonstrando total indiferença aos milhares de aposentados e pensionistas do Benefício Proporcional (BP), que há 25 anos aguardam uma reparação justa.
A postura da diretoria da Valia não só fere a ética e a responsabilidade social, como escancara o desprezo por aqueles que ajudaram a construir o patrimônio que a entidade administra Enquanto os dirigentes da Valia garantem seus altos salários e benefícios, os aposentados e pensionistas vivem sob a angústia da insegurança financeira.
Na reunião do Conselho Deliberativo da Valia, foi aprovado o pagamento de 1,2 salários de abono para os aposentados e pensionistas do Plano BD, com depósito previsto para o dia 28 de março, junto com o pagamento regular da Valia. Além disso, estamos em contato direto com a direção da PREVIC para acelerar a mudança no regulamento do Plano BD, reduzindo o prazo de 48 para 36 meses da reserva dos 25% mensais de superavit.
essa alteração possibilitará o pagamento de mais três beneficios a título de abono, que serac quitados em folha suplementar ou no pagamento mais próximo da aprovação pela PREVIC.
Essa é mais uma vitória da mobilização dos aposentados, pensionistas e suas entidades representativas.
A Valia tem a obrigação moral de corrigir injustiças históricas e parar de adotar uma postura arrogante e desumana que perpetua desigualdades e nega direitos básicos a quem mais precisa.
O superávit precisa ser pago o mais rápido possível, e a VALIA respeitar aqueles que construíram a história da Vale.
Seguiremos firmes na luta até que todos os direitos sejam garantidos.