Itabira - Minas Gerais

Notícias

 

APOSVALE - 82 pacientes oncológicos do HNSD participam de desfile de moda





O grupo de voluntários Oncoviva, formado por colaboradores do Centro Oncológico Itabira (COI), promoveu na quarta-feira, 21 de novembro, um desfile de moda com 82 pacientes oncológicos atendidos pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). O evento teve como objetivo elevar a autoestima daqueles que diariamente precisam lutar contra o câncer e emocionou quem estava presente.
 
O evento foi idealizado pela responsável técnica de enfermagem do COI, Andreia Rita Gazeta das Graças, que enxergou a possibilidade de proporcionar aos pacientes um dia de alegria. Segundo ela, a intenção do desfile de moda não é “vender a vaidade”, mas “celebrar a vida”.
 
“Cada paciente ficou irradiando de felicidade, demonstrando para gente que se tornaram protagonistas de suas histórias, pela primeira vez no processo do adoecimento eles mostraram que fazem parte da vitória, por que eles decidiram viver e viver bem, com qualidade. Por um momento eles esqueceram da doença e resolveram viver como se fosse antes da doença, irradiando amor, vontade de viver… Então, na verdade, isso me remete à três palavras: amor, vida e superação”, descreveu Andreia das Graças.
 
Cada uma das histórias que desfilaram durante o evento carregam uma mensagem de esperança. Exemplo disso é Antônio Bicalho Lisboa, 81 anos, que descobriu um câncer de próstata em 2017 durante uma bateria de exames. Desde então, passou pelo tratamento oncológico e, hoje, superou a doença. “Sempre digo pra procurar o tratamento porque câncer não é brincadeira. Eu achava que não aconteceria comigo, mas todo mundo está sujeito a passar por isso. Inclusive, perdi um irmão por causa dessa doença porque ele não tratou”, conta.
 
O desfile de moda Oncoviva também foi alusivo às campanhas de conscientização do Outubro Rosa, referente ao câncer de mama, e ao Novembro Azul, que aborda o câncer de próstata. O Instituto Tecendo Itabira doou bolsas confeccionadas artesanalmente para os participantes do evento e para todos os pacientes oncológicos do HNSD.











Fonte: Hospital Nossa Senhora das Dores - http://hnsd.org.br/

Todos os Direitos Reservados. Apoavale 2018.